domingo, 8 de novembro de 2015

Fenícios, Persas e Hebreus

 Fala galerinha ♥ Td bem?

 Esses dias eu tive que fazer um trabalho escolar de um quadro comparativo sobre Fenícios, Persas e Hebreus.. E foi uma LUTA conseguir o resumo de tudo o que pedia, então, como eu consegui fazer e estava tudo certo, vou passar pra vocês 

 *Lembrando que eu tinha que fazer o mais resumido possível, então, se quiserem incrementar algo fiquem a vontade kk*





                                                            Fenícios


Localização: Norte da antiga Canaã, ao longo das regiões litorâneas dos atuais Líbano, Sírio e norte de Israel.

Organização Política: Estavam organizados em cidades-Estado, o governo dessas cidades era exercido por comerciantes influentes, chamados sufetas.

Líder Político Religioso: As cidades-Estado eram governadas por reis.

Escrita: Aramaico.

Ciência: (Sorry galera, essa é a única que eu não tenho certeza absoluta, então não vou colocar...)

Religião: Eram Politeístas

Arte: Não se preocupavam com a originalidade da arte nem com grandes inovações científicas. Desenvolveram a Engenharia Náutica e a Astronomia. 

Economia: Principal atividade: Comércio marítimo, alimentado em grande parte pelo artesanato fenício. (Armas de bronze e de ferro, jóias, estátuas).

Sociedade: A condição econômica determinava o papel do indivíduo na sociedade. Classe dominante: Comerciantes marítimos, donos de oficinas, etc.  Classe dominada: Trabalhadores livres e escravos.


                                                               Persas


Localização: Norte da Ásia

Organização Política: Líder Ciro, mas quando morreu foram liderados por Dario.

Líder Político Religioso: Ciro e depois Dario.

Escrita: Aramaico.

Ciência: Não tinham.

Religião: Zoroastrismo.

Arte:  Não tinham.

Economia: A economia do Império Persa era próspera e saudável. Técnicas agrícolas egípcias foram assimiladas, e a experiência hidráulica (Levavam a água do deserto para longe).

Sociedade: Era dividida em classes- Classe dominante: Ricos, comerciantes, proprietários de terras, armadores e sacerdotes. Classe baixa: Artesãos, camponeses e escravos (Maior parte da população).


                                                              Hebreus


Localização: Oriente Médio.

Organização Política: ... Surgiram então, chefes de sensíveis qualidade militares que ficaram conhecidos como juízes: Otoniel, Débora, Gedeão, Sansão e Samuel, Esses juízes, além de combater os filisteus, tiveram que lutar contra os amoritas, povos que se estabeleceram na transjordânia.

Líder Político Religioso: Na falta de uma centralização política e administrativa, cabia a um conselho de anciões, liderado por um juiz, o papel de orientar e aconselhar a população em questões específicas.

Escrita: Os antigos Hebreus utilizavam um alfabeto muito próximo do fenício arcaico, como o prova uma inscrição datada do séc. X a.C..

Ciência: Não tinham.

Religião: A religião Hebraica possui dois traços característicos: O Monoteísmo e o Salvacionismo, isto é, a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo hebreu. 

Arte: Templo de Jerusalém.

Economia: A vida econômica dos hebreus pode ser dividida em duas partes: A Nômade e a Sedentária. Nos primeiros tempos, propriedades da terra era coletiva, depois foi surgindo a propriedade privada da terra e dos demais bens.

Sociedade: A maioria eram camponeses, pastores e escravos, pagavam altos impostos ou então, serviam em vários trabalhos como o serviço militar. Acima dessa classe, temos: Burocratas e comerciantes. No topo, estavam os grandes: Fazendeiros, sacerdotes, funcionários públicos e a família real.

 E é isso galerinha    Eu fiz esse trabalho e deu que estava tudo certo, então,  Boa Sorte   
 Espero ter ajudado vocês    Se gostou, compartilhe com os seus amigos e me siga clicando no botão "Participar desse site" que fica ao lado >>>>

~Abraços



















Nenhum comentário:

Postar um comentário